quarta-feira, 20 de maio de 2009

As bergamotas


O inverno está chegando...
E junto também chega a preguiça de acordar. O inverno me faz cometer esse pecado, a preguiça. Acordar naquele clima frio é quase uma tortura, a vontade que se tem é de nunca mais levantar, ficar deitado para sempre. Das estações, se tem uma que eu dispenso, é essa estação do frio.
Quando chega o inverno, também chega-me um pouco de mau humor. Odeio passar frio, e odeio ter que me encher de roupas pra fazer passar o frio. Fosse verão o ano todo, um par de chinelos e uma bermuda já me bastava. No inverno viramos um robô, de tanta roupas que usamos.
Eu gosto é de verão. Verão por si só já deixa as pessoas mais felizes, uma noite de verão é quase insubstituivel. Há quem reclame do sol escaldante do verão e do abafamento que se tornam os dias, mas prefiro derreter no verão, do que congelar no inverno.
Um dia um amigo me disse: _Se não fosse o inverno, tu nunca teria comido bergamota! Eu nunca tinha pensado nisso, eu adoro bergamota. E comecei a pensar nas belas coisas que nos propicia esse clima gelado. Coisa boa tomar um chocolate quente com merengue, comer um fundue de queijo, ver um filme abraçadinho, sentar em frente ao fogo da lareira, e quem tem sorte poder brincar com a neve.
Realmente são coisas muito boas de se fazer no inverno. Mas aí eu fico pensando novamente, inverno é bom para as pessoas que podem fazer isso tudo, e as pessoas que não podem? No inverno as pessoas sofrem mais, pelo simples fato que o frio não perdoa. Imaginem as pessoas que vivem na rua, e têm que enfrentar por 3 meses esse inimigo invisivel. Não quero dar uma de bom samaritano, é obvio que essas pessoas também sofrem nas outras estações, porém, no inverno, a noite é inimiga.
Todas as estações tem o seu lado de cartão-postal, eu não nego, mas eu ainda prefiro e não troco por nada esse sol que nos aquece. Deixo o inverno para quem gosta realmente, pois entre calor e frio, o calor. Pena que as bergamotas não dão no verão.

(Cássio Almeida)

Nenhum comentário: