domingo, 31 de maio de 2009

Uma sala dominada pelas mulheres


Como muitos sabem, eu cursava Geografia na Universidade Federal de Pelotas. Um curso onde a maioria na sala de aula eram pessoas do sexo masculino. Fiz grandes amizades.
Agora estou cursando Turismo, na mesma faculdade, e para a felicidade geral da nação e principalmente minha, é uma sala dominada pelas mulheres. Um contraste e tanto. Será quatro anos e meio de convívio com essas queridas colegas. E eu, um sonhador por natureza, já penso o que nos tornaremos no fim desse ciclo, o tamanho das nossas amizades, quantos sorrisos e angústias iremos compartilhar. Tudo que fizemos, tudo ficará guardado.
Mas por enquanto, ainda estamos naquele clima de inicio de curso. Cada um se conhecendo melhor. Mas aí que surpreendo-me com essas minhas adoráveis colegas. Parece que se conhecem há anos, pode parecer machismo de minha parte, mas nunca vi um grande grupo de mulheres como esse se dar tão bem.
Acredita que esses dias trocaram presentes entre elas lá no fundo da aula, sim, motivo: Apenas amizade. Simplesmente trocaram presentes uma com a outra pelo fato de serem amigas. E fiquei pensando se aquela história que amizade verdadeira só acontece com homens, é verdadeira. Elas estão quebrando esse estigma.
Espero que essa amizade entre elas dure pro resto da vida mesmo.
Pois eu fiquei pensando também, imagina uma sala de aula cheia de mulheres sem se darem bem. Imagina todas com TPM ao mesmo tempo, seria o início da 3° Guerra Mundial. O Holocausto da vida moderna. Mas pelo pouco que as conheço, não acontecerá. E eu testo a paciênca delas, mas elas sabem que o carinho é reciproco.
Enquanto elas ficam lá trocando presentes, paparicando-se, conversando sobre tudo, ficam os meus colegas e eu falando sobre futebol, sobre futebol, e é claro, sobre elas, as mulheres.
Ah! essas minhas colegas!
Por mais que o mundo mude, e as mulheres comecem a tomar os lugares onde antes era só dos homens, por mais que elas sejam mulheres modernas, com atitude. Nos resta ficar em silêncio, e adimirá-las. Pois o tempo passa, mas não somos nada sem a delicadeza da presença delas.

(Cássio Almeida)

2 comentários:

Denny disse...

aaaah muito lindo colega !
amei a parte de troca presentes , adorei o meu presente :)
da próxima vez faremos com toda a turma .
e a parte da 3° guerra mundial tambem foi muito engraçado .
beijos .

Feh Ávila disse...

Meeo.. que foda !
Sério me senti tri orgulhosa de mim mesma e das minhas coleguinhas amadas !
É verdade a amizade foi a primeira vista, e com certeza essa nossa amizade tbm corresponde a ti, Cássio.
Brincadeiras e briguinhas a parte ( - fica quieto Cássio! hushsui )a gente sabe o valor de cada um ali dentro !
Eu fico profundamente honrada por estar com vcs e pelas tuas lindas palavras, colega !
Sinto que serão os melhores 4 anos da nossa vida !

' A gente vive junto, a gente se dá bem, não desejamos mal a quase ninguem ' ;)
Vcs já fazem parte da minha vida ;) já moram no meu coração !
Beeeijão